Expresso Brasileiro Minha Conta Televendas
0300 700 9000

Dúvidas Frequentes

  • +
  • -

Gratuidades e Bilhetes com Desconto

Bilhete Viagem Jovem

Quais os critérios são necessários para reservar o “Bilhete Jovem”?

Em atendimento ao Art. 32 da Lei nº 12.852, de 2013:
Art. 32. No sistema de transporte coletivo interestadual, observar-se-á, nos termos da legislação específica: (Regulamento) (Vigência)
I – a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda;
II – a reserva de 2 (duas) vagas por veículo com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os jovens de baixa renda, a serem utilizadas após esgotadas as vagas previstas no inciso I.
Parágrafo único. Os procedimentos e os critérios para o exercício dos direitos previstos nos incisos I e II serão definidos em regulamento.

Decreto 8.537 de 5 de outubro de 2015, do 13 ao 21 segue o link para esclarecimentos do Bilhete Viagem Jovem: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8537.htm

Deficientes

O que devo fazer para agendar minha viagem com o Passe Livre?

Para solicitar o benefício é necessária a apresentação da Carteira do Passe Livre do Governo Federal junto com a carteira de identidade em nossa agência de vendas até 3 horas antes do início da viagem. O Passe Livre é disponibilizado somente em horários de serviço Convencional. Disponibilizamos dois assentos por veículo. O benefício pode ser adquirido apenas presencialmente em nossas agências de vendas.

Idosos

Quais idosos têm direito ao benefício e em quais situações?

Todos os idosos com idade mínima de 60 anos e que tenha renda igual ou inferior a dois salários mínimos tem direito ao benefício. O benefício ao idoso é disponibilizado somente em horários de serviço Convencional. Disponibilizamos dois assentos por veículo com o desconto de 100% no valor da tarifa e quando estes assentos estão preenchidos, concedemos o desconto de 50% no valor da tarifa que pode ser solicitado a partir de 6h antes do horário do embarque. Você pode pedir a Cartilha do Idoso na seção Fale Conosco de nosso site. Nós enviamos para você!

Cancelamento de Passagem

Como é feito o cancelamento de um bilhete de passagem?

Para bilhetes já impressos a solicitação de cancelamento deve ser feita apenas em uma de nossas agências de vendas informatizadas dentro do prazo estipulado, onde será preenchido pelo cliente a solicitação de devolução.
Para as compras com cartão de crédito, o valor será reembolsado via fatura.
Para as compras com cartão de débito ou em dinheiro, será devolvido o valor em espécie.
No caso de aquisições pela internet ou pelo  nosso Televendas, se o bilhete ainda não foi impresso, a solicitação de cancelamento deve ser feita na seção Fale Conosco localizada na home de nosso site. Neste caso, a passagem foi comprada no cartão de crédito e o estorno do valor será realizado na fatura.
Importante: Para ambos os casos o prazo máximo de solicitação de cancelamento é até 03 hs antes ao horário de início da viagem, e estando facultado a empresa a retenção de 5% do valor da tarifa, conforme Resolução 4282 e 4432 de 2014.

Cupom de Gratuidade da Criança

As crianças precisam de bilhete de passagem para viajar?

Todos os passageiros embarcados em linhas interestaduais precisam portar o Bilhete de Passagem ou o Cupom de Embarque de Gratuidade (Resolução 4282 e 4432 de 2014 (artigo 3º). Com isso, toda criança de até 06 anos incompletos, desde que transportadas no colo, tem direito a gratuidade e obrigatoriamente deverá possuir para embarque o Cupom de Gratuidade da Criança, que pode ser emitido em qualquer agência credenciada. Se a criança ocupar poltrona, é necessário a aquisição do Bilhete de Passagem.

Devolução do Valor Pago

Comprei o bilhete, mas não vou mais viajar. Posso pedir o cancelamento?

Sim. De acordo com a legislação vigente, o cancelamento de bilhetes pode ser solicitado com até 3hs de antecedência em relação ao horário de embarque. Se seu bilhete está impresso esta solicitação pode ser feita apenas em uma de nossas agências de vendas informatizadas dentro do prazo estipulado. Se você comprou seu bilhete pela internet e ainda não compareceu na agência para retirada, você poderá solicitar o cancelamento na seção Fale Conosco localizada na home de nosso site. Lembramos que a empresa reterá 5% do valor da tarifa para viagens de linhas interestaduais, de acordo com a legislação vigente conforme Resolução  ANTT 4282 e 4432 de 2014 (Artigo 13, parágrafo 1º, 2º e 5º) , para a devolução de bilhetes.

Embarque de menores

Adolescentes de 12 à 17 anos podem embarcar desacompanhados?

Adolescentes de 12 à 17 anos poderão viajar desacompanhadas, desde que estejam portando o documento original ou cópia autenticada de identidade, carteira de trabalho ou passaporte brasileiro conforme o art. 3º da Resolução nº 4308/2014, a partir de 1º de setembro de 2015.

Emissão de Segunda Via de Bilhete de Passagem

Para emissão de 2ª via de passagem é necessário entrar em contato através do SAC 0800 888 0899 para maiores informações.

Se eu perder minha passagem, posso solicitar uma segunda via?

Conforme Resolução 4282 e 4432 de 2014, havendo perda, roubo ou extravio do bilhete de passagem, a segunda via pode ser solicitada no guichê da empresa.  A emissão da segunda via ocorre até o momento de embarque da viagem e deve ser feita pelo viajante, apresentando documento oficial com foto.

Extravio de Bagagem

Minha mala foi extraviada. O que fazer?

Compareça imediatamente após o desembarque, ao setor de desembarque e solicite o formulário Processo de Extravio/Dano de Bagagem. É importante que leve com você seu bilhete e que nele esteja afixado a etiqueta que contém o número de controle idêntico ao colado na mala. É necessário que leve também a cópia de seu CPF, RG e comprovante de endereço. Preencha o formulário com todos os dados necessários e aguarde nosso contato.

Orçamento de Veículos

Gostaria de orçar um veículo para viagens eventuais. A empresa trabalha com este tipo de serviço?

Sim. Você pode solicitar seu orçamento na seção Fale Conosco. Lá, é importante que você preencha todos os campos para que um de nossos representantes entre em contato com você e passe o orçamento solicitado.

Reagendamento da Viagem

Não compareci na data e horário marcado em meu bilhete para viajar. Ainda posso usar o bilhete?

Sim. Os bilhetes rodoviários são válidos por um ano a partir de sua data de emissão. Para reagendar sua viagem basta comparecer em uma agência de vendas com o bilhete e o cupom de embarque em mãos, sem que estejam destacados. Se você comprou sua passagem pela internet e ainda não imprimiu, peça o reagendamento da viagem na seção Fale Conosco de nosso site. Conforme Resolução ANTT 4282 e 4432 de 2015 (Artigo 7º, parágrafo 1º, 2º e 5º), a partir de 03 horas antes ao horário do embarque até a data de validade do bilhete, para a remarcação é facultado a empresa a cobrança de 20% sobre o valor da tarifa.

Transporte de animais

Quais as condições para o transporte de animais?

Os passageiros de ônibus rodoviários interestaduais têm o direito de embarcar consigo animais domésticos, desde que devidamente acondicionados. O transporte do animal não pode prejudicar o conforto e comodidade dos outros passageiros, por esta razão, existem algumas condições para este transporte:
- Apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte.
- O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.
- O passageiro deve apresentar carteira de vacinação do animal atualizada;
- O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.
- O animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
- Se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte de animal;
- Caso o ônibus disponha de compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.
- Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress.
- O animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.
- Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
- O transporte de outros animais domésticos, destinados a pesquisa, etc está condicionado a apresentação da Guia de Trânsito Animal.
- Apenas será permitido o transporte de aves e animais silvestres com autorização do IBAMA.
Vale lembrar que a empresa não tem obrigação, por lei, de embarcar o animal de estimação.

Transporte de Bagagem

Quais são as condições para eu levar minhas bagagens?

No bagageiro você poderá levar até dois volumes com no máximo trinta quilos de peso total sem que cada volume ultrapasse 240 decímetros cúbicos e 1 metro na maior dimensão. Excedida essa franquia, haverá cobrança pelo excesso de bagagem. Já no porta embrulhos, você pode levar até cinco quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao porta embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança dos demais passageiros.

Transporte de Bicicletas

Vou viajar e gostaria de levar minha bike. Existe alguma objeção?

Não. O transporte de bicicletas no bagageiro é gratuito e, assim como as bagagens, é possível levar até duas bicicletas por passageiro. Caso você for viajar com um grupo de amigos que também transportarão suas bicicletas, pedimos a gentileza de entrar em contato com antecedência com a agência de vendas da cidade de origem da viagem.

Atendimento Online